PERGUNTAS E RESPOSTAS
 
Bem Vindo, Visitante  Todos os Fórums
  Contabilidade
Enviar para a impressoraImprimir  Enviar e-mail para um amigoEnviar Para um Amigo
Precisa estar Logado

Subject Assunto:
Como "Re-cancelar" uma nf-e?
Versão:
10
Plataforma:
Microsoft
Complemento:
DB:
SQL Server
Complemento:
LinkedIn
Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário GIULIANO GIULIANO em 30/08/2010, 12:02 h
Local: RS  Registro: 18/05/2010  Postagens: 26
Prezados:

A SEFAZ-RS nos notificou que uma nf-e do ano passado estava irregular e que devia ser cancelada. Acontece que naquela data ela já tinha sido e assim o sistema acusava. Dessa forma, a orientação deles (ve se tem cabimento...) é a de "re-cancelar" a nf-e. Para isso, eu tenho que mexer na minha base para que eu possa novamente executar a operação de cancelar.
O SEFAZ já "abriu" novamente a nf-e esperando pelo cancelamento. Já fucei na SPED050 e consegui mudar seu status, reativei os registros da SF3, SF1 e SF2 mas ta faltando alguma coisa, pois eu consigo cancela-la, mas seu status permanece como "uso autorizado da danfe".
Alguem já passou por um problema assim?
Alguém tem alguma dica de como descascar esse abacaxi?
Desde já agradeço

Att.

Giuliano Forgiarini

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário ALANCP ALANCP em 30/08/2010, 14:00 h
Local: SP  Registro: 28/11/2005  Postagens: 209
CONSIDERANDO QUE O PRAZO DE CANCELAMENTO É SETE DIAS, PELO SISTEMA NAO HAVERIA COMO CANCELAR MESMO FAZENDO QQ PROCEDIMENTO...POIS A SEFAZ NAO IRA AUTORIZAR EM FUNCAO DAS NORMAS DA NFE. A UNICA FORMA, QUE TALVEZ DE CERTO É FAZENDO UM PROCESSO ADMINISTRATIVO JUNTO A SEFAZ...PELO SISTEMA DA NFE SEM CHANCE. POIS NAO HA PREVISAO DA LEI PARA TAL.

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário GIULIANO GIULIANO em 30/08/2010, 14:35 h
Local: RS  Registro: 18/05/2010  Postagens: 26
So que:...
O tal processo administrativo não cancela o documento e sim apenas "abre" a nf-e para que nos possamos cancela-la via sistema, por isso, a SEFAZ tornou o prazo "maior" para exclusão desta Nf-e específica;

Quanto ao tempo para cancelamento, já ajustamos o parametro MV_SPEDEXC que determina o numero de horas para a exclusao de uma NF-e.

O que precisamos é, de fato, fazer com que em nossa base a Nf-e esteja apta a ser cancelada novamente.

Giuliano Forgiarini

Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário GERARDO GERARDO em 01/09/2010, 10:24 h
Local: SP  Registro: 28/11/2005  Postagens: 85
Giuliano, bom dia.

Na SPED050, você alterou os campos: STATUS para "6" e STATUSCANC para "0" e além disso, você limpou o campo XML_SIGCAN?

Se não me engano, o Protheus só vai enviar o pedido de cancelamento da NF, se a data de cancelamento, for no máximo a 01 mês, ou seja, se fosse hj a transmissão, a data de cancelamento tem que ser no máximo 03/Ago/2010, assim como a data de entrada, na tabela SF3, senão ele não transmite.

Você pode deixar a SF1 e SF2, deletadas, pois ele não pega informação lá, altere apenas a SF3, depois de cancelada, volte as datas ao normal, ele usa apenas para fazer um filtro das NF´s a serem enviadas.

E não se esqueça de fazer um backup das tabelas, antes de fazer o processo acima.

Espero ter ajudado.

Abraços

Gerardo Martínez
Athenas Informática
São José dos Campos/SP
Soluções TOTVS para o seu negócio



Foto
Mensagem do Enviar e-mail Abrir o Perfil do usuário GIULIANO GIULIANO em 01/09/2010, 15:48 h
Local: RS  Registro: 18/05/2010  Postagens: 26
Prezados:
Consegui resolver o problema. A solução é simples, embora não muito parecida com o que foi citado acima.
Como o meu problema era cancelar a nf apenas no SEFAZ estando ela já cancelada no sistema, o que fiz:
Gerei uma nova NF com a numeração da nf a ser cancelada no SEFAZ. Ela gerou e eu a transmiti. Depois eu a cancelei novamente. No outro dia, consultei a nf pela chave no SEFAZ e ela havia sido cancelada.
Considerações:
- De fato eu tive que manipular o parametro MV_SPEDEXC pois a nf é de 04/11/2009.Coloquei mais de 10.000 horas para poder fazer a operação.
- A tabela SPED050 o registro ainda fica como "autorizado a impressão da DANFE", mas no SEFAZ ela está cancelada. É o que vale, pois os registros da SPED050 são apenas respostas vindas do SEFAZ, de nada adianta manipula-los para tentar resolver essa situação.
-Tem que tomar cuidado apenas para tentar refazer a nf identica a com problemas. Tudo isso por causa dos livros fiscais apenas. Na verdade, o SEFAZ apenas verifica o numero da nf (a chave dela é apenas para consulta)independente dos demais dados. Se fizer a nf com a data diferente da que está com problema, por exemplo, tem que ajustar depois na SF3 e SFT
- Depois de todo esse circo, aconselho a entrar no SDU e verificar na SF1 (ou SF2, dependendo do caso) os registros gerados que estão excluídos. No meu caso eu tenho dois registros excluídos com a mesma numeração (a com problemas e a outra que eu fiz para ajeitar esta primeira). Vão até o campo onde está a chave delas gravadas e com seus conteúdos consultem ambas no site da SEFAZ para assegurar que nenhuma destas chaves corresponderá a um documento ativo.

Espero ter colaborado.

Att.


Giuliano Forgiarini

Para postar no Fórum você precisa efetuar o seu login ou se registrar

 Mudar para Fórum

 

 

 
 
   
Pagina Principal Shopping PROTHEUS Tire suas duvidas Vagas Microsiga em todo Brasil Aprofunde seus conhecimentos Noticias Online Fale Conosco Pagina Principal